top of page
universidade-federal-de-uberlc3a2ndia-cortarc3a1-bolsas-e-transporte-por-causa-do-continge

Acreditamos que a integração é a chave para o crescimento contínuo e sustentável da UFU, permitindo-nos enfrentar os desafios do presente e construir um futuro promissor para todos(as) que fazem parte desta admirável e respeitável comunidade.

Nossa UFU

integrar+

para reafirmar nossa atuação
como Universidade acessível;

Ao longo de sua história, a UFU logrou grandes êxitos. Da junção de um conjunto de faculdades isoladas, tornamo-nos uma universidade pública, plural e diversa, localizada em quatro cidades: Ituiutaba, Monte Carmelo, Patos de Minas e Uberlândia. De uma universidade local, somos hoje uma instituição com impactos regionais, nacionais e internacionais. Atuamos na educação básica, técnica profissional e superior. Na educação básica, oferecemos educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos. Na educação profissional e tecnológica, oferecemos sete cursos técnicos, além de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC).

 

Oferecemos 97 cursos de graduação presenciais e cinco em formato de Educação a Distância (EaD). No âmbito da pós-graduação stricto sensu, disponibilizamos 52 mestrados (acadêmicos e profissionais), 26 doutorados, além de supervisão de pós-doutorados. No âmbito da pós-graduação lato sensu, disponibilizamos residências uni e multiprofissionais e especializações. Para a comunidade externa, oferecemos cursos de iniciação, treinamento e aperfeiçoamento no âmbito da extensão. Ao total, nossa comunidade estudantil conta com 28.144 estudantes matriculados.

 

Na extensão, em 2023, oferecemos 2.567 atividades com participação da comunidade externa da UFU, um crescimento de 23% relativo ao ano de 2022 e 433% maior desde o início do registro da série histórica em 2010. A UFU compartilha com a comunidade 1.462.032 benefícios, mostrando sua pujança e abrangência regional e nacional. No campo da cultura, atingiu em 2023 um público de 181.430 pessoas, em 206 projetos executados pelos museus, coral, eventos, apresentações e outras.

 

A estrutura da universidade é complexa e conta com 34 unidades acadêmicas, sendo 16 faculdades, 16 institutos e duas unidades especiais de ensino, além de 16 órgãos administrativos, três órgãos suplementares, seis pró-reitorias e uma prefeitura universitária. Do ponto de vista da gestão colegiada, a universidade se organiza mediante conselhos, dos quais seis são superiores, além de comitês, comissões permanentes, assessorias especiais e fóruns.

 

A universidade se relaciona com quatro fundações de apoio por meio de contratos e convênios celebrados para a gestão administrativo-financeira de projetos com captação de recursos. Nossos hospitais de clínicas, odontológico e veterinário, órgãos suplementares, são referências e contribuem fortemente para os serviços sociais de Uberlândia e toda a região. Temos cinco museus em funcionamento e dois em implementação, três fazendas experimentais e uma reserva ecológica, uma moradia estudantil com 150 vagas, cinco restaurantes universitários, sendo um em construção, e nove bibliotecas. Além disso, contamos com cinco centros esportivos e três equipamentos socioculturais em funcionamento e dois em construção (teatro e cinema). Nossa instituição ainda conta com duas incubadoras empreendedoras (uma de base tecnológica e outra de base social), além de três Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) e um polo tecnológico em construção.

 

Para garantir o funcionamento de nossa universidade, atuamos com 2.042 docentes (magistério superior e da educação básica, técnica e tecnológica), 2.836 técnicos(as) administrativos(as) e 994 colaboradores(as) (terceirizados(as)/contratados(as).

 

Sem dúvidas, é uma história impressionante, resultado dos esforços da comunidade acadêmica e de todos os outros setores da sociedade que passaram pela UFU. Porém, devemos Integrar Mais para uma Universidade participativa, conectada, plural e de excelência. Consideramos a integração como a força motriz das transformações que queremos e defendemos, pois proporciona completude, amplia potenciais e nos permite avançar naquilo que a instituição realmente necessita.

integrar+

para potencializar nosso papel
de Universidade acolhedora;

integrar+

para valorizar e incentivar
uma Universidade criativa;

integrar+

para estruturar uma Universidade
eficiente e menos burocrática;

integrar+

para ampliar nossa
capacidade empreendedora;

integrar+

para o fortalecimento de
uma Universidade inovadora;

integrar+

em direção a uma
Universidade
100% sustentável;

integrar+

para consolidar uma
Universidade inclusiva;

integrar+

para construir uma
Universidade saudável;

integrar+

para construir uma
Universidade segura.

Para nós, Integrar Mais significa fortalecer

nossa identidade como uma universidade acessível, acolhedora, criativa e eficiente.

Diante dos desafios atuais, é essencial uma

ação integrada em todos os segmentos.

Priorizamos temas como ingresso e evasão, saúde, planejamento e gestão eficiente, relação com a sociedade, inclusão e permanência, ciência, inovação e tecnologia, bem-estar da comunidade universitária, situação de nossos campi avançados e fazendas experimentais, além da avaliação e melhoria contínua de nossa infraestrutura em termos de manutenção, segurança e acessibilidade.

 

Fortalecer os nossos equipamentos coletivos nos campi e com a sociedade, como bibliotecas, equipamentos culturais, esportivos e de lazer, restaurantes universitários, moradia estudantil, entre outros. Garantir o pleno funcionamento e humanização dos equipamentos hospitalares, com o fortalecimento das redes institucionais e interinstitucionais.

bottom of page